O SEU TEMPO VALE OURO

A falta de tempo é, muitas vezes, causa de stress. Acumulamos tarefas, compromissos, responsabilidades (conosco e com outras pessoas), sem nos darmos conta de que tudo isso está dentro do pacote chamado TEMPO. Se você faz parte desse grupo, seguem algumas dicas de como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, controlando melhor o seu tempo. Aproveite a leitura!

 

1. Limpe sua mesa e planeje as atividades do próximo dia.

2. Determine o tempo a ser dispendido em cada atividade, incluindo as pendências no mesmo dia. Depois de elaborar a lista, determine os itens de prioridade e comece por eles.

3. Assegure-se de que você dimensionou o tempo de forma correta para cada tarefa, incluindo o tempo gasto com imprevistos e eventuais interrupções.

4. Faça primeiro os trabalhos mais difíceis, enquanto você está mais disposto. Deixe para o final as tarefas menores, já que provavelmente estará mais cansado ao final do dia.

5. Estabeleça prazos finais para todas as tarefas e sinalize-as quando tiver terminado cada uma delas; procure não prorrogar prazos de tarefas importantes, afinal, isso não diminuirá a dificuldade em cumpri-las.

6. Lembre-se de anotar horas e prazos específicos para tarefas de rotina, tais como: ler e responder e-mails, elaborar apresentações, conversar com a equipe, atualizar relatórios etc.

7. Estabeleça horários e sinais em que você não permite ser perturbado, a não ser em casos de excepcional emergência.

8. Planeje suas ligações telefônicas: faça uma lista dela, elabore um esboço do que precisa dizer e do que necessita saber, estabelecendo prazos e intervalos para cada uma delas. 

9. Quando começar a fazer um trabalho, termine-o; se deixar para depois, corre o risco de perder tempo demais para retomá-lo.

10. Planeje pequenos intervalos de descanso no período que costuma se sentir menos produtivo.

11. Reserve algum tempo para discutir problemas de rotina com colegas, assim evitará ser interrompido a todo momento.

12. Aprenda a dizer não! Pergunte a você mesmo: eu sou a pessoa certa (ou única) para essa tarefa?

13. Monitore como usa o seu tempo e mude conscientemente seu comportamento.

14. Stress e fadiga raramente são causadas pelas atividades realizadas: geralmente são consequência daquilo que deixamos de fazer.

15. Adquira o hábito de terminar tudo que planejou naquele dia de trabalho, antes de ir embora para casa.

(Fonte: www.organizesuavidacom.br)

Sobre o Autor

Donatila Pinsk
Jornalista e Relações Públicas, mestre em Administração. Coach pessoal e profissional. Assessora de comunicação e marketing. Autora de livro institucional. Coordenadora editorial de publicações. Coordenadora de projetos sociais.

Seja o primeiro a comentar em "O SEU TEMPO VALE OURO"

Deixe um comentário

Your email address will not be published.


*