ESTUDAR E TAMBÉM DESCANSAR

Toda grande prova exige muito tempo de dedicação ao estudo, entretanto, fazê-lo por várias horas seguidas leva à queda do rendimento e torna o estudo algo cansativo.

Por essa razão insistimos na importância do planejamento de estudo: as pausas são fundamentais para recarregar as energias!

O intervalo entre um estudo e outro é parte essencial do plano de estudos porque a mente precisa descansar para manter a concentração e a assimilação do conteúdo. Um cérebro cansado não consegue absorver corretamente os conteúdos e leva à queda do rendimento. E como cada pessoa tem seu próprio ritmo e limitação, o tempo de um é diferente para o outro. Pesquisas indicam que a partir de 50 minutos de estudo o rendimento começa a diminuir, sendo necessária uma pausa de 10 a 20 minutos. Então, sugerimos que você faça seu plano de estudos levando em conta os seus limites.

Intervalos são um conjunto de momentos de descanso e distração, então aproveite-os para relaxar, dar uma volta pela casa e mudar de ambiente, se alimentar, fazer atividade física, uma boa caminhada, conversar com alguém, ver seu programa de TV favorito, resolver algum assunto que considerar importante, enfim, já que esse é o seu tempo, aproveite-o da melhor maneira. Esse é o momento de recarregar suas baterias e se reenergizar! Mas não prolongue os intervalos: respeite o tempo que estabeleceu no seu planejamento. A sua rotina de estudo deve ser fielmente cumprida e equilibrada entre estudo e descanso.

Agora programe-se e… bons estudos!

(Fonte: Canal do Ensino)Secretária

Sobre o Autor

Donatila Pinsk
Jornalista e Relações Públicas, mestre em Administração. Coach pessoal e profissional. Assessora de comunicação e marketing. Autora de livro institucional. Coordenadora editorial de publicações. Coordenadora de projetos sociais.

Seja o primeiro a comentar em "ESTUDAR E TAMBÉM DESCANSAR"

Deixe um comentário

Your email address will not be published.


*