COLOCANDO A CRISE NO BOLSO

A crise econômica pela qual passa o nosso País, apresenta dificuldades – mas também aprendizados.

A queda da renda, com a soma do desemprego e da inflação, fez com que grande parte dos brasileiros ajustassem o orçamento doméstico, conforme levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo pesquisa realizada em algumas capitais e cidades do interior, as pessoas passaram a dedicar mais tempo para pesquisar preços, evitando a compra de calçados e roupas para não comprometer a renda familiar.

Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, diante do descontrole das finanças de algumas pessoas, orienta: “A inflação, os juros elevados e o desemprego pioram a situação financeira das famílias e, muitas vezes, exigem mudanças no padrão de gastos para se adequar a nova realidade. Apesar do momento difícil, essa é uma hora propícia para desenvolver hábitos mais saudáveis e evitar desperdícios e compras desnecessárias“.

Reduzindo despesas

Essa mesma pesquisa mostra que a lista de restrições diante da crise financeira abrange:

  • evitar ou reduzir a compra de produtos e serviços habituais;
  • optar por produtos de marcas mais baratas;
  • deixar de viajar e de sair com os amigos para bares e restaurantes;
  • reduzir gastos com produtos de beleza, internet, celular e TV por assinatura;
  • cancelar academia, cursos de idioma, escolas particulares ou faculdades.

Renda extra x Desemprego
O rearranjo das finanças do brasileiro tem como objetivo o corte de despesas, mas também o aumento de sua fonte de renda. No levantamento do SPC Brasil e CNDL, parte das pessoas que estão empregadas disseram fazer “bicos” ou trabalhos extras para complementar o salário. Nesse grupo, o percentual é maior entre os jovens de 18 a 34 anos (49,5%) e membros das classes C, D e E (47,0%). Dentre os entrevistados que não estão trabalhando, o percentual de quem admite ter começado a fazer bicos para sobreviver em meio a crise é ainda maior e chega a 55% da amostra pesquisada.

Educação Financeira sem custo

Pessoas interessadas nos conceitos básicos de educação financeira podem acessar o site do Instituto Educacional BM&F BOVESPA que, por meio de uma plataforma de ensino online  oferece cursos gratuitos ministradas por professores da própria instituição. Essa, entretanto,  não é a única instituição a oferecer cursos gratuitos: a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a empresa HP, alguns bancos e sites também oferecem cursos online e gratuitos.

Aprendendo a ser Sustentável

Se você faz parte do grupo que vê o corte de despesas como algo dolorido, leia mais sobre Sustentabilidade e veja que é possível viver com menos.

Partindo de uma reflexão como essa, a consultora de imagem Mara Débora criou o Guarda-roupa Sustentável (GrS), mostrando que um grupo composto por 20 peças de roupas e calçados, combináveis entre si, é suficiente para atender à necessidade profissional, social, casual, etc.

Mara Débora elaborou uma lista de benefícios advindos dessa postura mais sustentável e que sugerimos se mantenha mesmo depois da crise pela qual o Brasil está passando:

  1. Segurança: com as combinações pré-definidas aumenta a segurança ao se vestir, pois sabemos de ante-mão que qualquer escolha que fizermos estaremos vestidos adequadamente.
  2. Rapidez: Diminuição do tempo para se arrumar. Com a visualização de todas as peças do grupo e as combinações pré-definidas, fica mais rápido escolher o que vestir. Sabendo o que combina com o quê, você não ficará por horas na frente do seu armário.
  3. Otimização: Utilização de todas as peças. Nenhuma peça será esquecida na montagem dos looks, aumentando a possibilidade de uso, fazendo valer o investimento feito na compra destas peças.
  4. Economia: Diminuição da necessidade de comprar. Ao perceber a quantidade de possibilidades de composições do guarda-roupa sutentável, o desejo de compra diminui.
  5. Compras inteligentes: A partir do reconhecimento de todas as peças do armário a compra ocorrerá para compor as peças existentes e não ocorrerá pelo apenas consumo. 

As dicas estão por aí… então pesquise, explore, aprenda e supere este momento!

 

(Fontes: www.g1.globo.com e www.autoestimanagaveta.blogspot)Mara Debora GrS

 

Sobre o Autor

Donatila Pinsk
Jornalista e Relações Públicas, mestre em Administração. Coach pessoal e profissional. Assessora de comunicação e marketing. Autora de livro institucional. Coordenadora editorial de publicações. Coordenadora de projetos sociais.

Seja o primeiro a comentar em "COLOCANDO A CRISE NO BOLSO"

Deixe um comentário

Your email address will not be published.


*