A CAMINHO DAS ELEIÇÕES

Muito se ouve dizer: “Eu não gosto de política!”, mas, afinal, o que é política?

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, política é:

  • a arte ou ciência de governar;
  • a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; a aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa); ciência política;
  • a arte de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido, pela influência da opinião pública, pela aliciação de eleitores etc.

Vê-se, então, que a política faz parte da vida de cada cidadão, que tem o direito – e dever – de participar para influenciá-la e gerar mudanças.

Todos sabem que vivemos, no Brasil, sob o regime democrático, um sistema político cujas ações atendem aos interesses populares, entretanto, para que isso aconteça precisamos passar pelas eleições, momento de grande importância na definição do futuro da nação. E esse processo eleitoral não é algo simples, num País que possui 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): PMDB, PTB, PDT, PT, DEM, PCdoB, PSB, PSDB, PTC, PSC, PMN, PRP, PPS, PV, PTdoB, PP, PSTU, PCB, PRTB, PHS, PSDC, PCO, PTN, PSL, PRB, PSOL, PR, PSD, PPL, PEN, PROS, SD, NOVO, REDE, PMB.

No próximo dia 2 de outubro, os 144.098.912 brasileiros em condições de votar irão eleger o prefeito (com o respectivo vice-prefeito) e os vereadores de sua cidade, tarefa nada fácil se olharmos o número total de candidatos no País: 458.149 para o cargo de vereador e 16.333 para prefeito,  a serem eleitos em 5.568 municípios. Aqui aumenta a importância do voto consciente, tema fartamente abordado na cartilha desenvolvida pelo TSE e disponível na internet.

Colaborando para o fortalecimento da nossa democracia e o exercício da cidadania, o Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social compartilha alguns dos itens da Cartilha do TSE:

  • Examine as propostas dos candidatos e procure debatê-las em sua comunidade.
  • Fiscalize a campanha e denuncie as irregularidades. 
  • Escolha com atenção o(a) candidato(a) que vai representar você, pesquise a sua história, observe se realmente está preocupado(a) com os problemas da comunidade, se participa de organizações comunitárias e busca o progresso da sua cidade. 
  • Vote consciente: divulgue que o voto é muito importante e não deve ser trocado por presentes, brindes ou assemelhados.
  • Enfatize que a Justiça Eleitoral garante o sigilo do voto, informe que a urna eletrônica é segura e que ninguém tem como saber em quem você votou.
  • Seja um multiplicador de informações: explique que é pelo voto se transfere poder ao candidato, por isso a importância de acompanhar as ações dos representantes eleitos. 

O voto é um instrumento de poder dado ao cidadão, a forma pela qual se pode escolher representantes na elaboração de leis e na aplicação do dinheiro público para melhoria do país, dos estados e dos municípios.

Você pode “não gostar de política”, mas ela é o caminho para um mundo melhor, cuja decisão começa pela sua cidade e está em suas mãos!

(Fonte: www.tse.jus.br)

Sobre o Autor

Donatila Pinsk
Jornalista e Relações Públicas, mestre em Administração. Coach pessoal e profissional. Assessora de comunicação e marketing. Autora de livro institucional. Coordenadora editorial de publicações. Coordenadora de projetos sociais.

Seja o primeiro a comentar em "A CAMINHO DAS ELEIÇÕES"

Deixe um comentário

Your email address will not be published.


*